Apesar de todo o estardalhaço feito pela midia sobre os filmes simultâneos de Clint Eastwood: “The Conquest of Honour” e “Letters from Iwo Jima”, não achei tudo isso que falam.
Os dois filmes narram o mesmo episódio: Um conflito entre norte-americanos e Japoneses na Ilha de Iwo Jima. Esta batalha seria determinante para a derrota militar do Japão na 2° Guerra Mundial. Cada filme conta este fato partindo de visões diferentes: “The Conquest of Honour” é a versão norte-americana do conflito e “Letters from Iwo Jima” a versão japonesa.
Ok, os filmes são bons. E só. “Letters from Iwo Jima” é ligeiramente melhor que o outro. Ele tem a sua estrutura narrativa amarrada às cartas encontradas em uma das cavernas japonesas dentro da ilha. Isso possibilita muitos flashbacks de personagens, reforçando a construção desses personagens perante o público. Nenhuma novidade. Esteticamente, o filme é muito melhor do que “The Conquest of Honour”. As fotografias são belíssimas, com cores bem cinzas, dando um toque pesado e indefinido ao filme. Os movimentos de câmeras acompanhando dramaticamente a ação, sem apelos de recursos visuais clichês, dão um toque de realismo às cenas. Muito bom isso. Os efeitos sonoros também são primorosos e a trilha, bastante constante, bem aos moldes de música tradicional japonesa, foi muito bem escolhida.
Não classificaria este filme como uma obra-prima, como a mídia insinuou, mas o filme merece um destaque especial por contar uma história emocionante sem apelos. De forma direta e inteligente.





Smurfet












Comente!